22 de Julho

Serviço Educativo  

11:00

– Jardins da Quinta das Lágrimas
Duração: cerca de 1 hora; Lotação limitada
Preço: € 15 (1 adulto + 2 crianças)
Inscrições: festivaldasartes2021@gmail.com

“Sabores daqui e dali”

Viagem gastronómica por várias cozinhas do mundo

Workshop de Gastronomia para pais e filhos com o Chef Vítor Dias

No Jardim Romântico da Quinta das Lágrimas, rodeados de árvores vindas de todas as partes do mundo, pais e filhos, netos e avós, descobriram sabores daqui e dali através do saber do Chef Vítor Dias e da sua equipa. Experiências e memórias para guardar no álbum do 12º Festival das Artes QuebraJazz!

Ciclo das Conferências

20:30

– Hotel Quinta das Lágrimas
Inscrições e informações: festivaldasartes2021@gmail.com
Entrada Livre | Lotação Limitada

Outros Mundos na Ciência e na Ficção Científica

por Carlos Fiolhais

22Carlos_Fiolhais

Desde que, em 1995, os astrofísicos descobriram o primeiro exoplaneta o seu número não tem parado de crescer: hoje são conhecidos mais de 4700 em mais 3500 sistemas planetários diferentes. Todos eles estão na nossa Galáxia – a Via Láctea – embora também devam existir noutras galáxias, por todo o lado do vasto Universo. Se houver outros universos para além do nosso (os universos paralelos, que formarão o multiverso) também lá existirão. Mas a ficção antecipou estas descobertas e especulações: basta ler Luciano, Ariosto, Kepler (o astrónomo que foi o autor do primeiro conto de ficção científica: Sonho, 1634), Bergerac, Voltaire, Poe, Verne, Wells, Clarke, Hoyle, Bradbury, etc. O cinema, a começar pelo Le Voyage dans la Lune(1902) de Méliès e a chegar aos nossos dias com realizadores de grande êxito como Kubrick, Lucas e Spielberg, tem sido um poderoso meio de levar as pessoas a “outros mundos”.

Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa, em 1956. Licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra (1978) e doutorou-se em Física Teórica na Universidade Goethe, Frankfurt (1982). É professor catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000. Foi professor convidado em universidades do Brasil e EUA. É autor de mais de 60 livros pedagógicos e de divulgação e de numerosos artigos científicos, pedagógicos e de divulgação (um deles o mais citado de autores em Portugal). Os seus livros mais recentes, em coautoria, são: História Global de Portugal (2020) e Cabeças na Lua (2021). Codirigiu o projecto Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa. Ganhou os Prémios: José Mariano Gago da SPA (2018), Ciência Viva-Montepio (2017), o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência  da SIC (2005), a Ordem do Infante D. Henrique (2005),  Inovação do Forum III Milénio (2006) e Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora (2006). Foi  director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e Coordenador da área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos. É director do Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e da colecção Ciência Aberta da Gradiva.

Ciclo da Música

21:00

– Jardins da Quinta das Lágrimas
Preço: € 15

“Variações românticas”

Jovem Orquestra Portuguesa

Luís Cruz, Violoncelo
Pedro Carneiro, Direção musical

WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756 – 1791)
Abertura de A Flauta Mágica K. 620

PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY (1840 – 1893)
Variações sobre um tema Rococó Op. 33

ROBERT SCHUMANN (1810 – 1856)
Sinfonia Nº4 em Ré menor Op. 120
Andante con moto — Allegro di molto
Romanza: Andante
Scherzo: Presto
Largo — Finale: Allegro vivace

Clicar aqui para bilheteira Eventbrite

A Jovem Orquestra portuguesa tem o apoio da DGartes.

Este concerto tem o apoio Hotéis Vila Galé