20 de Julho
Ciclo da Música
18h30
ENTRADA LIVRE
ANFITEATRO COLINA DE CAMÕES, QUINTA DAS LÁGRIMAS
ORQUESTRA CAMERATA DA ACADEMIA DE MÚSICA DE LISBOA
“A História da Música Revisitada por Jovens”
Alexandre Delgado Direção Musical
REPERTÓRIO
George Frideric Handel Abertura da Oratória “O Messias”
Henry Purcell Chaconne em sol menor, Z. 730
Joseph Haydn Presto do Quarteto de Cordas em Ré Menor, op. 42
João de Sousa Carvalho Abertura da Ópera “L’amore industrioso”
Gustav Holst Suite São Paulo, op. 29 nº 2
Em uma emocionante viagem através dos séculos, o concerto “A História da Música Revisitada por Jovens” convida o público a redescobrir a evolução da música clássica por meio do talento vibrante de jovens intérpretes. Do esplendor do Barroco à expressividade do Romantismo, passando pela sofisticação do Classicismo e chegando às inovações da música moderna, este espetáculo traça um percurso envolvente pelas obras que moldaram a história da música ocidental. Com interpretações enérgicas e apaixonadas, os jovens músicos trazem nova vida a composições de mestres como Händel, Gustav Holst, Henry Purcell, Bernard Herrmann, Roman Hoffstetter e Alexandre Delgado, oferecendo ao público uma perspetiva renovada sobre o legado musical da humanidade. Mais do que um concerto, esta apresentação é uma celebração do aprendizado, da criatividade e da continuidade da tradição clássica através das novas gerações. Alexandre Delgado realizará uma conferência sobre este tema no dia 22 de julho.
Ciclo da Gastronomia
20h00
PREÇO: 80€
HOTEL QUINTA DAS LÁGRIMAS
LOTAÇÃO LIMITADA
JANTAR JAPONÊS
O reencontro dos Chefs, à mesa em festa na celebração de uma amizade secular, a de Portugal com o Japão
Chef Akio Sato – Chef oficial da residência do Embaixador do Japão em Portugal
Chef Fagner Buzinhani e Chef Rui Santos do Restaurante Go Juu, em Lisboa
EVENTO ESGOTADO
*O jantar inclui 6 momentos de degustação e bebidas incluídas.
Quando nasceu, os pais de Akio Sato eram donos de uma mercearia na província de Fukushima no Japão. Por esta razão, desde novo que Sato frequenta mercados para ajudar a sua família, tendo crescido rodeado de ingredientes frescos. Concluída a licenciatura, estudou culinária japonesa autêntica numa escola de culinária na capital, Tóquio. Terminados os estudos, e enquanto estagiário, pagou pelo seu curso
num restaurante kaiseki – ( 懐 石 ) era, originalmente, uma refeição simples servida aos monges zen-budistas com chá, que mais tarde, veio a desenvolver-se na cerimónia do chá – em Tóquio e Osaka. Aos 24 anos, regressou à sua cidade natal e abriu um restaurante kaiseki, que só aceita reservas. Atualmente, é o Chef oficial da residência do Embaixador do Japão em Portugal.
Fagner Buzinhani, chef de cozinha japonesa no reconhecido restaurante GO JUU. Desde jovem, ainda no Brasil, começou a sua aprendizagem e carreira na restauração. Mas foi apenas quando imigrou em 2004 para Portugal que descobriu o amor pela cozinha japonesa. Aprendendo com os chefs tradicionais, nomeadamente o Takashi Yoshitake, o chef Fagner tem uma abordagem clássica,
procurando respeitar o produto e a sua simplicidade.
Rui Santos, sub chef do restaurante tradicional japonês de referência em Lisboa e Portugal GO JUU, nasceu no Faial, Açores, e desde a sua juventude que acompanhava a sua mãe na cozinha. Desenvolveu interesse pela cultura asiática e em especial pela japonesa, interesse ao
qual se juntou uma paixão pela culinária japonesa pela mão do Itamae Japonês Takashi Yoshitake (primeiro restaurante japonês de referência em Portugal o Restaurante Aya em Lisboa). Com estes mestres (e outros em outros restaurantes posteriormente) aprendeu cozinha
japonesa numa abordagem tradicional que une técnicas clássicas a ingredientes locais, onde a simplicidade dos pratos é o principal e onde a ligação com a natureza tão intrínseca da cozinha japonesa é o tema central.
Ciclo da Música
21h00
ENTRADA LIVRE
ANFITEATRO COLINA DE CAMÕES, QUINTA DAS LÁGRIMAS
ORQUESTRA DE JAZZ DO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE COIMBRA
“Encontro com os Clássicos do Jazz”
Homenagem aos mestres Duke Ellington, Count Basie, Charlie Parker, Miles Davis e Chick Corea
Rui Lúcio Direção Musical
A música, enquanto forma de arte e meio de expressão, assume um papel essencial na formação dos alunos, promovendo não só o desenvolvimento técnico e interpretativo, mas também a partilha de experiências e a colaboração entre diferentes áreas musicais.
Neste concerto, fruto do trabalho desenvolvido nas disciplinas técnicas, com especial destaque para a Orquestra Jazz da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, os alunos apresentam um repertório que reflete a sua evolução musical, explorando a improvisação, a interação em grupo e a expressividade individual.
Mais do que um simples espetáculo, este concerto representa um momento de vivência artística, onde se incentiva o gosto pela audição e interpretação musical.
Através da prática coletiva e do contacto com uma linguagem jazzística diversificada, os músicos desenvolvem competências fundamentais como a escuta ativa, a criatividade e a comunicação musical, essenciais tanto no jazz como noutras vertentes musicais.
Desde a criação do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz em 2011, tem sido promovida uma forte ligação entre alunos de diferentes departamentos, incentivando a partilha entre estudantes de jazz e de outras áreas do ensino musical. Esta interação permite um intercâmbio de experiências entre o jazz, a música clássica e outras linguagens musicais, enriquecendo a formação dos alunos e preparando-os para um percurso artístico mais abrangente e versátil.
Neste concerto, convidamos o público a embarcar numa viagem pela obra de alguns dos grandes nomes do jazz, apresentados numa roupagem especial para Orquestra Jazz, com arranjos vibrantes e momentos de improvisação livre, esta será uma celebração do jazz na sua essência, através da energia e dedicação dos alunos que dão vida a esta performance.
Ciclo da Música
21h30
PREÇO: 10€
CINETEATRO FLORBELA ESPANCA, VILA VIÇOSA
ILLUMINART PHILHARMONIC RENAISSANCE ENSEMBLE E TOMOMI NISHIMOTO
“Embaixada Tenshō 1585”
Repete no dia 21 de Julho em Évora
Bilhetes à venda no Posto de Turismo de Vila Viçosa e online em Vila Viçosa BOL


