15 de Julho
Serviço Educativo
17h
Entrada RESERVADA aos alunos da EACMC
GRANDE AUDITÓRIO DA EACMC
ENSAIO ASSISTIDO
JOÃO BARRADAS / AARON PARKS / PETER EVANS / STÉPHANNE GALLAND
“Improviso em Harmonia: O Encontro de Músicos de Jazz”
Um mergulho profundo na essência do jazz, “Improviso em Harmonia” captura o processo criativo e colaborativo de músicos de eleição durante um ensaio assistido. O evento oferece aos alunos da EACMC uma experiência íntima e interativa, onde os limites entre músico e espetador se dissolvem, revelando o coração do improviso, da composição e da comunicação musical.
Os músicos exploram os temas novos, enquanto discutem as suas escolhas artísticas e trocam ideias em tempo real. O público tem a oportunidade de testemunhar arranjos ganharem forma, solos ganharem vida e momentos de pura sinergia emergirem. Mais do que um ensaio, este encontro é uma celebração do jazz como uma linguagem viva, onde cada nota conta uma história e cada silêncio é repleto de significado.
Ideal para músicos em formação e curiosos, este evento promete inspiração e aprendizagem, mostrando que no jazz, como na vida, a magia está no inesperado.
Ciclo da Música
21h
PREÇO: 25€
ANFITEATRO COLINA DE CAMÕES
CONCERTO E CERIMÓNIA DE ABERTURA
CONCERTO DE JAZZ E WORLD MUSIC
ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS + RICARDO RIBEIRO + JOÃO PAULO ESTEVES DA SILVA
“Respeitosa Mente”
Ricardo Ribeiro Voz
João Paulo Esteves da Silva Curadoria e Piano
Pedro Guedes Direção Musical
Do encontro com o pianista João Paulo Esteves da Silva no álbum “Respeitosa Mente” de 2019, nasce a inspiração para este concerto com a Orquestra Jazz de Matosinhos.
Esta obra foge a parâmetros convencionais e obriga-nos a uma deslocação para território incerto. Há uma lógica de funcionamento jazzística: através de elementos simples, abrem-se espaços para a utilização livre e libertadora, de cada um dos instrumentos e da própria voz. Musicalmente, é uma mescla de influências que passa naturalmente pelo fado, mas também pela música árabe, o flamenco, o jazz e até música erudita, agora transportadas para o universo da big band.
A cumplicidade com João Paulo Esteves da Silva é fundamental, até porque o músico se revela aqui como letrista. É um pianista insubmisso de formação clássica, que há muito procura territórios de fronteira, não só com o fado, mas com outras músicas, encontra em Ricardo Ribeiro um espelho para levar as suas ideias por um outro caminho, libertando-se de ancoradouros.
Fotografias de Miguel Ângelo Pereira, Casa da Música
