24 de Julho

Ciclo da Música
18:30
— Grémio Operário de Coimbra
Preço: 3€
Reservas para festivaldasartes2021@gmail.com
CPJAZZ Sexteto
Igor Cavaz Sax Alto
Guilherme Fradinho Sax Tenor
Marta Rodrigues Guitarra
Luís Silva Guitarra
Eduardo Santiago Baixo
Filipe Matos Bateria
Esta apresentação pública surge como forma de premiar alunos do Curso Profissional da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (CPJAZZ) pela excelência do seu percurso ao longo do ano letivo 20’21.
Neste concerto singular, os alunos do CPJAZZ oferecem o que de melhor têm vindo a granjear na sua jornada “épica” de descoberta do Jazz.
Ciclo da Gastronomia
19:30
— Hotel Quinta das Lágrimas
Lotação limitada;
Preço: € 50
Jantar Gourmet
Coimbra – Região Europeia da Gastronomia
Chef Vitor Dias e Chefs convidados
Para celebrar a Região de Coimbra – Região Europeia da Gastronomia 2021-2022, o Chef Vítor Dias, do Hotel Quinta das Lágrimas, convida e partilha sabores e saberes com o Chef João Cura do Restaurante Almeja, do Porto, no Jantar Gastronómico do 12º Festival das Artes.
Embaixadores da Sardinha e do Cabrito, respectivamente, são esses os ingredientes “estrela” deste jantar que contará, também, com a participação especializada da equipa de sommeliers do Hotel Quinta das Lágrimas.

Vitor Dias nasceu em 1980 e é natural de Cantanhede. Ingressou na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e no decurso da sua vida escolar, estagiou na Pousada Santa Marinha, em Guimarães e no Hotel Mercure, na Figueira da Foz. Concluído o curso, integrou a equipa do Hotel Quinta das Lágrimas, liderada pelo Chef Albano Lourenço, tendo como consultor o Chef Joaquim Koerper. A partir de 2006, foram vários os desafios profissionais, nomeadamente para chefiar a cozinha do Marialva Park Hotel. Regressa em 2008 ao Hotel Quinta das Lágrimas, assumindo o cargo de subChef, até 2015, data a partir da qual lhe é entregue a liderança da equipa.
Vitor Dias privilegia uma cozinha cuidada e criativa, respeitando a sazonalidade dos produtos, cuja origem maioritária é da própria região. No Restaurante Arcadas, tem como principal missão servir bem, surpreendendo o cliente com uma oferta original e apelativa. Um desafio diário que o anima a fazer mais e melhor, com entrega e paixão, num espaço único e com uma singular história.
João Cura é natural de Coimbra, nasceu em 1988 e formou-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Depois de passagens em grandes cozinhas de Espanha como o Restaurante Dos Cielos dos Hermanos Torres em Barcelona (1*Michelin, actual Cocina Hermanos Torres 2*Michelin), Restaurant Monvinic em Barcelona, Restaurante Cinc Sentits em Barcelona(2*Michelin), entre outros, regressou a Portugal em finais de 2016.
Reativou o seu projecto inicial de chefe em casa, um projecto especializado em jantares privados, onde idealiza menus e degustações de acordo com as preferências dos clientes no conforto das próprias casas. Ao final de um ano de procura, motivado pelas suas viagens e vivências, abre o seu primeiro restaurante de cozinha de autor, o Almeja no Porto
Cozinha sazonal, técnica e focada no produto. Sob influências de experiências de vida, viagens e memórias; baseando-se no produto local sustentando ao máximo a nossa história e cultura sem comprometer qualidade e sabor. Mais do que entusiasmo pelos pratos apresentados, almejamos emoção pela forma como os cozinhamos.