PROGRAMA 2019

DIA 22 JULHO

20h30

PREÇO: € 50
HOTEL QUINTA DAS LÁGRIMAS
LOTAÇÃO:
limitada
RESERVAS: festivaldasartes2019@gmail.com

JANTAR GOURMET

“Luz e Sombra à Mesa das Lágrimas”

Chef Vitor Dias, Hotel Quinta das Lágrimas
Chef Cristóvão Calvinho, Tróia Design Hotel
Chef Luís Correia, Marriott Praia d´el Rey
Chef Victor Moreira, The Lake Resort
Chef Pedro Sequeira, Vilalara Thalassa Resort
Aníbal Coutinho, Enólogo e Crítico de Vinhos

O Chef Vitor Dias, do Hotel Quinta das Lágrimas convida os Chef’s dos hotéis Marriot Praia D’el Rey, Tróia Design Hotel, The Lake Resort e Vilalara Thalasso Resort, para apresentação de um menu de degustação com sabores autênticos que nos levam numa viagem do Centro do País ao Algarve, passando pela Península de Tróia. Cada prato é apresentado pelo Chef convidado em harmonia com vinhos seleccionados pelo ilustre enólogo e crítico de vinhos, Aníbal Coutinho. E o  setup… uma surpresa em diálogo com o tema Luz e Sombra

21h30

ENTRADA LIVRE – SUJEITA A RESERVA
BIBLIOTECA JOANINA DA UNIVERSIDADE DE COIMBA
RESERVAS:
festivaldasartes2019@gmail.com

RECITAL DE PIANO 

“Contrastes Luminosos”

POR GIOSUÈ DE VINCENTI 

Franz Liszt (1811 – 1886)
Sonata em Si menor

Maurice Ravel (1875 – 1937)
Pavana para uma infanta defunta

Béla Bartók (1881 – 1945)
Danças populares romenas

Luís Pipa (1960)
Sombras

1. Lento – poco piu mosso – A relação Luz – Sombra, entrecortada pelo esvoaçar de um pássaro e o borbulhar da vida na natureza.
2. Moderato giocoso – As marionetes, iluminadas por evocações breves do tema principal, terminando com a Luz descendo tranquilamente.
3. Andante tranquillo – O leve flutuar dos balões que sobem e descem.
4. Drammatico – Tranquillo – Agitato – Cristo na Cruz, arbitrando a luta entre o bem e o mal. O tema de Cristo evoca uma cruz na partitura, sendo o Bem retratado pelo tema principal em quintas perfeitas e o Mal pelo mesmo tema em quintas diminutas, um intervalo musical historicamente associado ao Diabo.
5. Largo – A tranquilidade do Homem na Natureza.
6. Grandioso – Presto agitato – O triunfo da Luz, culminando com a libertação das marionetes e o rebentar dos balões, “no rodopio dos destinos”. 

Giosué De Vincenti nasceu em Itália em 1985. Pianista, conquistou ao longo da sua trajectória profissional mais de 20 prémios, dos quais se destacam o primeiro lugar nos Concursos Internacionais de Brest (França), de “Vincenzo Scaramuzza” em Crotone (Itália), do Concurso Jovens Solistas em Braga (Portugal), da IMKA Music Competition em Sarajevo (Bósnia e Herzegovina) e o Grand Prize Virtuoso de Roma (Itália).
Em Itália estudou com Angelo Guido e Rodolfo Rubino no Conservatório Superior de Música “S. Giacomantonio”, onde concluiu sua licenciatura em 2006 e o mestrado em 2009. Estudou ainda com Luís Pipa, Boris Petrushansky, Boris Bektherev, entre outros. De Vincenti é Mestre em Ensino de Música (2015) pela Universidade do Minho, conciliando a sua actividade de professor de piano no Departamento de Música desta Universidade com a de professor de prática de teclado no Conservatório Superior de Música “G. Donizetti” de Bergamo (Itália). Actualmente, frequenta o Curso de Doutoramento em Performance Musical na Universidade de Évora (Portugal).
Ao longo da sua carreira, apresentou-se em Itália, Portugal, Espanha, França, Brasil, Bósnia e Herzegovina e Estados Unidos, tanto como solista, solista com orquestra e em grupos de música de câmara. Em 2016 foi um dos 33 pianistas seleccionados para o prestigioso Liszt International Piano Competition de Budapeste (Hungria) e em 2017 foi finalista do Liszt Society International Piano Competition em Londres (Inglaterra).

Este recital celebra o generoso apoio mecenático concedido pelo Santander Universidade, o qual permitiu que o espaço mais emblemático da Universidade de Coimbra fosse dotado de um piano à altura da majestade da Biblioteca Joanina. O Recital de Piano por Giosuè De Vincenti inaugura assim, ao melhor nível, a fruição plena que decorre da junção de beleza estética e de esmero artístico, num momento único e de singular encanto.

Professor Doutor Delfim Leão,
Vice-Reitor da Universidade de Coimbra

Concerto organizado pela Reitoria da Universidade de Coimbra com o apoio Santander Universidade e Virtuosi Produções Artísticas