21 de Julho
Ciclo das Artes Plásticas
11h00
MUSEU NACIONAL DE MACHADO DE CASTRO
DURAÇÃO: 90 minutos
LOTAÇÃO: Limitada
ENTRADA GRATUITA mediante inscrição para: comunicação.mnmc@museusemonumentos.pt

“Entre o Céu e a Terra: três arcanjos, três mensagens”
Visita orientada por Fernanda Alves, Virgínia Gomes e Pedro Ferrão
O Museu Nacional de Machado de Castro associa-se ao Festival das Artes QuebraJazz de 2024, subordinado ao tema “Mensageiros”, com a realização de visitas orientadas a três obras da sua exposição permanente. Os arcanjos São Gabriel, o anunciador, São Rafael, o curador, São Miguel, o defensor, são os mensageiros nomeados por Deus junto da Humanidade. As suas funções, as histórias que lhes estão associadas e a sua iconografia distinta serão abordadas nas visitas orientadas pelos responsáveis das coleções de escultura e pintura deste Museu.
Pedro Miguel Toucedo Dias Ferrão concluiu a licenciatura em História – variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Entre 1991 e 1999 integrou a equipa Nacional do Inventário do Património Cultural Móvel. Desde 1999 é Técnico Superior de Museologia do quadro de pessoal do Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), sendo corresponsável pelas colecções de ourivesaria, metais, têxteis e escultura.
Fernanda Maria Rama Rodrigues Alves concluiu a licenciatura em História – variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Entre 1991 e 1999 integrou a Equipa Nacional do Inventário do Património Cultural Móvel. Desde 1999 é Técnica Superior de Museologia do quadro de pessoal do Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), sendo corresponsável pelas coleções de ourivesaria, metais, têxteis e escultura.
Virgínia Gomes é licenciada em História, pela FLUL, e na variante de História da Arte, pela FLUC. Especializou-se em comunicação aumentativa, com o mestrado em Educação Especial, pela ESECS do IPLeiria. Desde 1992 é Técnica Superior de Museologia do MNMC, sendo responsável pelas coleções de pintura, desenho e gravura.
REPETE no dia 28 de Julho
Ciclo da Palavra
16h00
PREÇO: 12€
BAIXA DE COIMBRA
PONTO DE ENCONTRO: Av. Dias da Silva, nº 112 (junto ao Café Terraços da Avenida)
DURAÇÃO: 3 horas
LOTAÇÃO: 40 viajantes
PÚBLICO ALVO: maiores de 6 anos
Inscrições (até 18 de Julho) viagensliterarias.pt@gmail.com

Percurso Literário
Zeca Afonso – Cantor e Poeta
Criação e Produção: Grande Coisa!
Parcerias: Cooperativa Bonifrates, Ateneu de Coimbra e Escola Secundária José Falcão
Zeca Afonso é um dos símbolos da resistência à ditadura e do 25 de Abril. No ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução de Abril, propõe-se a realização de um percurso pelos lugares simbólicos da vida deste poeta e cantor em Coimbra.
Entre a Alta e a Baixa de Coimbra, em vários palcos e cenários, por um percurso artístico de 3h, com a apresentação de performances, exibições musicais e exposições celebrar-se-á a vida e o legado artístico de José Afonso.
Ciclo da Palavra
21h00
PREÇO: 25€
ANTITEATRO COLINA DE CAMÕES, QUINTA DAS LÁGRIMAS

ESTREIA ABSOLUTA
MARTA PEREIRA DA COSTA E ANTÓNIO FONSECA
“Camões – mensagens para os mensageiros!”
Marta Pereira da Costa à Guitarra Portuguesa
António Fonseca às palavras e
Rúben Alves ao piano
Para celebrar Luís de Camões.
Consultor Literário: Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira
Neste espetáculo único, a guitarra portuguesa de Marta Pereira da Costa, junta-se a um piano e à voz de António Fonseca, declamando excertos d”Os Lusíadas”, obra de poesia épica do escritor português Luís Vaz de Camões, considerada como a mais importante da literatura de língua portuguesa, celebrando os 500 anos do nascimento de Camões.
“O que é que nasceu primeiro? A poesia de Camões ou os sons da Guitarra Portuguesa?
O que é que nasceu primeiro? A inquietação e o humor da Guitarra ou o humor e inquietação de Camões?
Ou estiveram sempre na alma e um dia, talvez em dias diferentes, soaram e se escreveram?
E quando é que se encontraram? Pensamos que já se encontraram muitas vezes.
Temos a certeza de que já se encontraram muitas vezes. Camões, mensagens para mensageiros é só mais uma tentativa de encontro. De cruzamento. De polifonia.
De dar vozes à alma, neste tempo em que parece arredada de si mesma.”
Marta Pereira da Costa / António Fonseca
Marta Pereira da Costa é a primeira mulher a tocar profissionalmente guitarra portuguesa no Fado, a nível mundial. Em 2014 foi distinguida, pela Fundação Amália Rodrigues, com o “Prémio Instrumentista”.
Historicamente, a guitarra portuguesa sempre esteve associada ao homem, como músico e cingida maioritariamente ao Fado, como linguagem. O projecto da artista Marta Pereira da Costa rompe com essas raízes, e apresenta a guitarra portuguesa como voz.
Ao vivo a guitarra portuguesa viaja pelas sonoridades mais tradicionais como o fado e a música portuguesa, mas segue caminhos diferentes como o jazz, as mornas cabo-verdeanas, o chorinho brasileiro ou a world music em geral.
Espetáculo encomendado pela Fundação Inês de Castro
Ciclo das Conferências
22h30
ENTRADA LIVRE
HOTEL QUINTA DAS LÁGRIMAS

“Em torno da poética da Mensagem em Camões”
José Carlos Seabra Pereira – orador
– Transparência e obstáculo: as cartas de Luíz Vaz e a poética do desafogo de Camões.
– Humanos e deuses entre hostilidade e hospitalidade.
– As belas suplicantes e as projecções evemeristas n’Os Lusíadas; humanismo cívico e profetismo imperial de horizonte ecumémico.
– Mensagens de convívio cortês e de zombaria tradicional nas redondilhas camonianas.
– A mensagem camoniana por antonomásia: a dominante da épica e a dominante da lírica.
Foi membro da Comissão de Avaliação da Reforma Curricular, da Comissão para o Estudo da Condição do Professor em Portugal, da 7a Comissão de Avaliação do Ensino Superior Privado, avaliador da FCT em júris de candidaturas a bolsas de investigação, etc. Num plano conexo de intervenção cívica, fez parte do chamado Grupo de Ofir, sendo relator sobre política de Educação e política de Cultura (cf. «Educação: um Processo Permanente de Autodeterminação Integrada», in No Caminho da Sociedade Aberta,1988). Em 2002, dirigiu o Conselho Coordenador do programa A Rota dos Escritores promovido pela Comissão de Coordenação da Região Centro.
Integrou a comitiva cultural do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva na visita oficial ao Brasil em 2002 (bicentenário da chegada ao Rio de Janeiro da Corte portuguesa). Entretanto, o município da Mealhada atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Cultural; e acaba de ser distinguido com o Prémio Vida e Obra 2023, da Tabula Rasa coordenada pela Nova Águia e pelo MIL – Movimento Internacional Lusófono.
Dirige a revista Estudos do histórico CADC – Centro Académico de Democracia Cristã (Coimbra) e o Observatório da Cultura do SNPC – Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura; integra o Conselho Redactorial da Brotéria e de outras revistas; é membro do Conselho Executivo da Fundação Inês de Castro, do Conselho de Patronos da Fundação Arpad Szenes / Vieira da Silva e do Conselho Consultivo da Fundação António Quadros.
Tem integrado os júris dos principais prémios literários de Portugal e da CPLP, nomeadamente do Prémio Camões, do Grande Prémio Leya e dos Prémios da Associação Portuguesa de Escritores; preside aos júris do Prémio Literário Inês de Castro e do Prémio de Poesia António Quadros.
Figura de referência nos estudos sobre Camões, Decadentismo, Simbolismo, Neo-Romantismo e Modernismo, é autor de cerca de quinhentas conferências e palestras, de numerosos ensaios e estudos monográficos, de edições críticas ou para-críticas (Obras de Gomes Leal, Raul Brandão, Alberto d’Oliveira, Alberto Osório de Castro, Afonso Duarte, Florbela Espanca, etc.), de centenas de artigos em revistas especializadas e verbetes em enciclopédias, e de uma vintena de livros, com destaque para as três teses acima referidas e para: Do Fim-de-Século ao Tempo de Orfeu (1979); Autour de la Thématique Politique et de L’Engagement dans la Littérature Portuguaise (1982); vol.VII da História Crítica da Literatura Portuguesa: Do Fim-De-Século ao Modernismo (1995); António Nobre: Projecto e Destino (2000); O Essencial sobre António Nobre (2001); O tempo republicano da literatura portuguesa (2010); Aquilino – a escrita vital (2014, Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Críticos Literários); O Delta Literário de Macau (2015, Prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Escritores). Essa obra de investigação e ensaio culminou em finais de 2019 no livro monumental As Literaturas em Língua Portuguesa (Das origens aos nossos dias) e com a atribuição do Prémio Vida e Obra (Tabula Rasa).
Coordena a equipa de académicos portugueses e brasileiros que ultima, para publicação pela Imprensa Nacional (IN-CM), a edição crítica d’Os Lusíadas – que assinalará as comemorações camonianas entre os 450 da 1a ed. da Epopeia (1572) e os 500 anos do nascimento do Poeta (1524/25). Em 2017 foi co-coordenador e co-autor da grande obra colectiva Portugal Católico, que depôs em Roma nas mãos do Papa Francisco. É responsável por duas unidades culturais no Instituto Cultural Dom António Ferreira Gomes (Porto). É, desde 2015, Director do Secretariado Nacional para a Pastoral da Cultura. Em 2017 foi co-coordenador e co-autor da grande obra colectiva Portugal Católico.