10.º Festival
AMORES E DESAMORES

15 JULHO 2018

Ciclo das Artes Plásticas

11h00

ENTRADA LIVRE
MUSEU NACIONAL DE MACHADO DE CASTRO

LOTAÇÃO: limitada
3.as Feiras, das 14:00 às 18:00; De 4.ª Feira a Domingo, das 10:00 às 18:00; Encerra às 2.as feiras e Feriados

Nota: Repete no dia 22 de Julho

Virgem da Ternura

O amor materno do Oriente a Ocidente

Percurso comentado pelo Prof. Eduardo Sá | 15 de julho de 2018
Percurso comentado pela Profª. Manuela Grazina | 22 de julho de 2018

O tema da Virgem e do Menino foi tão popular na Europa Oriental como na Ocidental durante a Idade Média.
A iconografia que melhor testemunha a dimensão afetiva e emocional da relação, quase humana, entre a Virgem e o Filho é a da ‘Virgem de Ternura’ que, representada originalmente por artistas bizantinos até ao séc. XV e multiplicada pelos ícones russos, influenciou repetidamente artistas ocidentais.
O Amor Materno de Oriente a Ocidente é o tema para um percurso comentado, a dois tempos, por algumas obras emblemáticas do MNMC, de artistas flamengos, franceses e portugueses e por ‘Tesouros Partilhados’ | Ícones Russos do MNGV, que o museu acolhe temporariamente.

 

BIOGRAFIAS

Eduardo Sá
Psicólogo Clínico e Psicanalista.
Professor da Universidade de Coimbra e do ISPA.
Director Clínico da CLÍNICA BEBÉS E CRESCIDOS (www.bebesecrescidos.com), da Consulta Universitária da Criança e do Adolescente e do BABYLAB (Laboratório de Psicologia do Bebé) da Universidade de Coimbra. Autor de artigos e de livros científicos na área da psicanálise e da psicossomática. Autor de livros de divulgação no âmbito da saúde familiar e da educação parental. Colabora, actualmente, na Antena 1 e na Revista PAIS.
Criou e gere a plataforma eduardosa.com.

Manuela Grazina
Manuela Grazina é especializada em Genética Bioquímica, Genética Humana, Neurociências, Farmacogenómica e Bigenómica. Tem como focos de Investigação o estudo de um grupo de doenças raras, as citopatias mitocondriais (“avarias da fábrica da energia celular”) e de doenças neuropsiquiátricas, particularmente dor e toxicodependências.
Doutorada em Ciências Biomédicas, na área de Genética Bioquímica, é Docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) desde 1997, colaborando com outras Universidades.
É investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC), desde 1992
É a Responsável do Laboratório de Bioquímica Genética (no CNC / FMUC), que fundou, desde Março de 1995.
É autora e co-autora de diversas publicações, bem como de mais de 500 comunicações científicas.
Tem ministrado ações de formação e proferido palestras/seminários no âmbito da Comunicação de Ciência, sobretudo na área das neurociências e relacionadas com o funcionamento do cérebro, dependências, bem-estar, motivação, aprendizagem e felicidade.

Ciclo da Gastronomia

20h30

CUSTO: € 50
HOTEL QUINTA DAS LÁGRIMAS

LOTAÇÃO: limitada

“Amor às Lágrimas”

4 CHEFS | 4 MOMENTOS

Chefs Bruno Antunes, Tiago Bonito, Dionísio Ferreira e Vitor Dias

Restaurantes Herdade da Malhdinha Nova, de Albernoa – Alentejo; Hotel Casa da Calçada, de Amarante; 7 Restaurante, de Coimbra e Restaurante Arcadas – Quinta das Lágrimas, de Coimbra