Mitos
Bem-vindos ao 13º Festival das Artes QuebraJazz, o festival dos MITOS!
A crise pandémica, com as suas graves consequências económicas, sociais e morais, agravou a crise de décadas na Cultura, mas a Associação Cultural Quebra Costas e a Fundação Inês de Castro continuaram com resiliência e acima de tudo com grande motivação, a promover a cultura, cumprindo paralelamente todas as indicações das autoridades competentes, coproduzindo em conjunto as edições de 2020 e 2021 do Festival das Artes QuebraJazz, com grande sucesso em termos de público e de notoriedade, como demonstrado nos meios de comunicação, tanto regional como nacional.
Uma parceria implica confiança, rigor, estratégia conjunta e cumplicidade, e foi desta forma que fomos capazes de demonstrar a nossa capacidade de realização, destacando o reconhecimento por parte da Dgartes e da Câmara Municipal de Coimbra, através da confiança em nós depositada, o que nos permite melhorar o conjunto a oferecer.
O impacto do Festival das Artes a nível internacional tem sido, desde 2015, reconhecido pela Comissão Europeia, que o tem incluído na Plataforma da European Festivals Association – Europe for Festivals, Festivals for Europe, distinguindo-o com Selo de Qualidade, enquanto Remarkable Festival, o único da Região de Coimbra com essa distinção.
Passo a passo, degrau a degrau temos crescido e, em 2022, queremos que o Festival das Artes QuebraJazz contribua para a afirmação da Cidade de Coimbra, como uma cidade rica culturalmente.
A fusão dos dois festivais, com o tão desejado regresso do programa às Escadas Quebra Costas, é uma sintonia perfeita para proporcionar a todos mais e melhores espetáculos, em locais de grande beleza patrimonial e paisagística.
Dois festivais de verão num só, como âncora para celebrar a cultura na Cidade de Coimbra e na Região Centro de Portugal, com elevada qualidade.
A programação da 13ª edição do Festival das Artes QuebraJazz, agendada para o período de 16 de julho a 27 de agosto de 2022, desenvolve-se em torno de um tema comum – “Mitos”, dando especial relevo à música e às artes de palco, mas inclui também cinema, exposições, teatro para a infância, conferências, música para bebés, artes plásticas, gastronomia, literatura, cenografia, difundindo assim olhares esteticamente diversos sobre as Artes.
Enquanto os principais nomes da sua programação estão reservados para o belíssimo e premiado Anfiteatro Colina de Camões na Quinta das Lágrimas, as míticas Escadas Quebra Costas recebem o ansiado regresso do melhor do jazz que se vai fazendo em Portugal, alargando a programação a um concerto no emblemático Grémio Operário e a um espetáculo inédito, que temos a certeza que será memorável, com o Trio Mário Laginha apresentando o seu novo disco, no Castelo de Montemor-o-Velho.
Destacamos ainda entre muitos outros, a estreia nacional do espetáculo único e imperdível, “50th Anniversary of Amazing Grace – A GOSPEL TRIBUTE TO ARETHA FRANKLIN”, interpretado pelo coletivo norte-americano, BLACK HERITAGE CHOIR, que é fundamentalmente uma homenagem à Rainha do Soul. Teremos igualmente a oportunidade de poder apreciar SOLISTAS DO LA SCALA ACADEMY OF LYRIC ÓPERA DE MILÃO; a fantástica ORQUESTRA FILARMÓNICA PORTUGUESA; de Espanha três “monstros” que acompanharam muitos anos Paco de Lucía, BENAVENT, DI GERALDO, PARDO, além de terem já partilhado os palcos com músicos como Miles Davis, Chick Corea ou Pat Metheny; a sempre desejada ORQUESTRA GULBENKIAN; não esquecendo todos os excelentes músicos que completam a vasta programação, com apresentação de novos trabalhos, a inclusão de novos valores e emergentes, que trarão a Coimbra música e culturas, selecionadas pela sua alta qualidade e originalidade.
VIVA A CULTURA
Que me desculpe o abuso, mas faço minhas as palavras da Arq. Cristina Castel-Branco:
“Fazendo-os entrar nesta festa, é de braços abertos que os acolhemos com um sentimento reforçado de que estamos todos no mesmo planeta, dependendo e vivendo uns dos outros, em humanidade coletiva. No fundo estamos todos prontos e ansiosos para ouvir a música dos outros e com ela sentir a cadeia humana que nos une por baixo deste céu partilhado por todos.”
Sejam todos BEM VINDOS ao 13º FESTIVAL das ARTES QUEBRAJAZZ