19 de Julho, 6ª-feira

18h30 — Jardins da Quinta das Lágrimas Lotação Limitada — Preço: € 15

Nos jardins de Pedro e Inês o Chef Albano Lourenço cozinha sabores da natureza

Workshop de gastronomia com Albano Lourenço

Chefe Executivo da Quinta das Lágrimas, é um perfeito exemplo de amor pela arte gastronómica, o que lhe foi reconhecido em 2004 com a obtenção da estrela Michelin no restaurante Arcadas e com a distinção de “Figura do Ano” em 2005 pela InterMagazine, a revista referência do sector gastronómico em Portugal.

Natural de Coimbra, Albano cedo rumou ao Algarve, onde ganhou experiência cozinhando em alguns dos melhores restaurantes de Portugal, nomeadamente o Ermitage e o São Gabriel (ambos com uma estrela Michelin). Neste último, Albano Lourenço contribuiu decisivamente para a obtenção da estrela Michelin enquanto Chefe Assistente e mais tarde Chefe Executivo.

Saudoso da terra onde nasceu, Albano decidiu aceitar o convite para chefiar o projecto gastronómico da Quinta das Lágrimas. A sua motivação é a de fazer da cidade dos Amores e dos Doutores uma referência gastronómica em Portugal.

Para tal conta com a sua criatividade, com uma equipa de jovens certezas, com uma aposta nos melhores ingredientes (alguns produzidos biologicamente na Quinta) e com os trezentos anos de tradição culinária da Quinta das Lágrimas. Mais que um grande cozinheiro, Albano Lourenço é alguém que acredita que a sua profissão é dignificante e criativa.

Por isso está a fazer da Quinta das Lágrimas não só um templo da gastronomia mas também um local onde a formação de jovens cozinheiros é uma prioridade. Albano Lourenço para quem, como disse Brillat Savarin, “A descoberta de um novo prato traz mais felicidade à humanidade que a descoberta de uma estrela”, é um chefe diferente. Senhor de arte na cozinha e carisma na sala, Albano Lourenço é sem dúvida um dos grandes Chefes de Portugal.