Ciclo das Conferências

 


 

22 de Julho, domingo

15:00 às 19:00 – Hotel Quinta das Lágrimas
Inscrições: festivaldasartes18@gmail.com

 

Congresso do Amor e Desamor

 

Carlos Fiolhais e António Carlos Cortez, oradores da conferência “A Ciência e a Poesia do Amor”

 

“A Ciência e a Poesia do Amor”

Carlos Fiolhais, Amores na Ciência e António Carlos Cortez, Amor aos Livros uma história de resistência

 

Miguel Júdice, moderador

 

BIOGRAFIAS

 

Carlos Fiolhais nasceu em 1956 em Lisboa, doutorou-se em 1982 em Física Teórica na Universidade de Frankfurt na Alemanha e é desde 2000 Professor Catedrático de Física na Universidade de Coimbra. É autor de mais de 150 artigos de investigação e de cerca de 50 livros científicos, pedagógicos e de divulgação. Recebeu vários prémios e distinções, sendo os mais recentes o Grande Prémio Ciência Viva de 2017 e o Prémio José Mariano Gago da Sociedade Portuguesa de Autores em 2018.

 

António Carlos Cortez é poeta, ensaísta e crítico literário. Publicou, desde 1999, onze livros de poesia, entre os quais se destacam a Sombra No Limite (Gótica, 2004), Depois de Dezembro (2010 / Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores), O Nome Negro (Relógio d’Água, 2013), Animais Feridos (Dom Quixote, 2016) e A Dor Concreta (Tinta da China, 2016). A este último livro foi atribuído o Prémio da APE – Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes 2018. É colaborador permanente do Jornal de Letras onde assina a coluna “Palavra de poesia”. Escreve para revistas da especialidade (Colóquio-Letras e Relâmpago). É investigador da faculdade de letras. Membro da direcção do PEN clube português. Tem no prelo o livro de ensaios Dar a Ler – sobre Poesia portuguesa moderna e contemporânea, Educação e outros ensaios (a sair pela Gradiva). É membro permanente do júri do Prémio Literário Fundação Inês de Castro.

 
 

Inês Franco Alexandre e Inês Thomas de Almeida, oradoras

 

“Como Amam as Mulheres”

Inês Franco Alexandre, psicóloga clinica e terapeuta familiar e Inês Thomas de Almeida, cantora lírica e musicóloga

 

Isabel Worm

 

Isabel Worm, moderadora

 
 

BIOGRAFIAS

 

Inês Franco Alexandre é licenciada em Psicologia, área sistémica e cognitivo-comportamental, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Bolseira de doutoramento pela FCT, é doutorada em Psicologia Clínica pela Universidade de Coimbra. No seu doutoramento, estudou o processo de mudança terapêutica e narrativa em casais em terapia. Terapeuta Familiar, com curso de especialização pela Associação Portuguesa de Terapia Familiar e Comunitária, tem o curso de Piano do Instituto Gregoriano de Lisboa. Actualmente é docente convidada do Instituto Piaget, dando aulas a alunos do mestrado integrado em Psicologia clínica e da saúde.

 

Inês Thomas de Almeida é natural da República Dominicana, bolseira da FCT e doutoranda em Ciências Musicais Históricas da FCHS-UNL onde escreve, sob a orientação de Rui Vieira Nery, uma tese sobre o Olhar Alemão no Antigo Regime. Tem o curso geral de piano do Instituto Gregoriano de Lisboa e a licenciatura em Canto da Hochschule Musik und Theater Rostock. Viveu na Alemanha entre 2003 e 2016, onde criou uma ONG para trabalho cultural e apoio social à comunidade portuguesa em Berlim. É trisneta da escritora feminista Elisa de Paiva Curado.